Portfolio interativo. Faculdade de Educação - UnB. 2/2012

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Plano de Aula


Universidade de Brasília
Faculdade de Educação
Práticas Mediáticas na Educação
Professor: Pedro Andrade
Alunas:    Ana Paula Torquato Villar - 09/0003128
        Elaine Rocha Lima - 10/0010181
        Juliane Pereira Sales - 10/0014518
        Nayranna Carvalho - 09/0011732
                 Suelene Nunes Leitão - 10/0020747

Tema escolhido: Matemática – Adição (relacionando mágica e jogos matemáticos)

Estrutura da Aula:
Título: Revisando a Adição
Ano/Série: 3º ano do Ensino Fundamental

Objetivos:
1. Proporcionar ao aluno que entenda mais sobre a adição por meio de atividades lúdicas como jogos e brincadeiras;
2. Reforçar as operações matemáticas aprendidas anteriormente;
3. Estimular o cálculo mental;
4. Estimular a imaginação e criatividade.

Duração das Atividades
1a etapa: 30 minutos
2a etapa: 15 minutos
3a etapa: 20 minutos
4a etapa: 40 minutos
Conhecimentos prévios necessários: Operações matemáticas, especificamente, a adição.

Estratégias e Recursos:
Para instigar o interesse dos alunos, o professor deve caracterizar-se como mágico. Se possível também, fazer cartolas de cartolina para os alunos e/ou conseguir algumas varinhas “mágicas”. Link explicando como se faz uma cartola de cartolina:
http://www.artesanatopassoapassoja.com.br/como-fazer-cartola-de-magico-com-cartolina/.

Sugestão:
Ao chegar à sala vestido de mágico, o professor pode colocar a música “Duelo de Mágicos” da Palavra Cantada incentivando às crianças a dançarem e brincarem. Link para música no youtubehttp://www.youtube.com/watch?v=HoEo4QmFLbI.

 etapa: Fazer a mágica dos cartões.
Primeiramente, o professor deve escolher juntamente com a turma quatro ou cinco alunos que escolherão cada um, um número de 1 a 60 e anotar em um papel, semque o professor saiba que números são estes. O professor deve sair da sala por um tempo para que os outros alunos saibam qual foram os números escolhido por eles.
Ao voltar para a sala o professor deve ter em mãos seis grandes cartões, com os números nesta ordem:
 
Cartão 1
1      3      5      7      9      11    13    15
17    19    21    23    25    27    29    31
33    35    37    39    41    43    45    47
49    51    53    55    57    59    61    63

 
Cartão 2
2      3      6      7      10    11    14    15
18    19    22    23    26    27    30    31
34    35    38    39    42    43    46    47
50    51    54    55    58    59    62    63

 
Cartão 3
4      5      6      7      12    13    14    15
20    21    22    23    28    29    30    31
36    37    38    39    44    45    46    47
52    53    54    55    60    61    62    63

 
Cartão 4
8      9      10    11    12    13    14    15
24    25    26    27    28    29    30    31
40    41    42    43    44    45    46    47
56    57    58    59    60    61    62    63

 
Cartão 5
16    17    18    19    20    21    22    23
24    25    26    27    28    29    30    31
48    49    50    51    52    53    54    55
56    57    58    59    60    61    62    63

 
Cartão 6
32    33    34    35    36    37    38    39
40    41    42    43    44    45    46    47
48    49    50    51    52    53    54    55
56    57    58    59    60    61    62    63

O segredo da mágica é que ao somar os primeiros números dos cartões obtêm-se o número escolhido. Exemplo: Se alguém falar que o número que ele escolheu está nos cartões 1, 4 e 5, o professor fará a soma dos primeiros números desses cartões(1+8+16), e descobrirá que o número escolhido pelo aluno foi o 25. Mais sobre o cartão mágico em:http://www.dcc.fc.up.pt/~nam/aulas/0102/pi/trabp1/trabp1_enu/Cartoes_magicos.html.
O professor então inicia a brincadeira com um dos alunos escolhidos, mostrando a turma um cartão de cada vez e perguntando para o aluno se o número que ele escolheu está naquele cartão. Sempre relembrando a turma para não falar o número, senão estraga a brincadeira. Ao terminar de apresentar os cartões ele diz para todos o número que a criança escolheu.

2a etapa: Tentando adivinhar o segredo da mágica.
Quando concluir a brincadeira com os alunos escolhidos, ele deve explicar que as crianças também poderão fazer essa mágica. Primeiramente colam-se todos os cartões em um local visível e pergunta para elas como ele conseguiu adivinhar os números. Deixar que os alunos façam suposições.

3a etapa: Deixando os alunos fazerem também.
Ao terminar, o professor explica como funciona a mágica e pede para que as crianças tentem fazer também. A sala deve estar dividida em pequenos grupos e cada grupo devem ter seus próprios cartões. É importante que todas elas possam brincar de ser mágico, pois durante este momento elas estarão exercitando seu domínio matemático.

Sugestões:
O professor pode entregar cartolas e/ou varinhas e pedir para que os alunos as decorem. Pode também entregar atividades, para pintar e/ou escrever, relacionados à mágica e a atividade feita. Além disso, pode também pedir que cada um copie os cartões para ter seus próprios cartões mágicos. Pode também incentivar que os alunos pensem em cartões diferentes que poderiam funcionar com o mesmo raciocínio.

4a etapa: Utilizando outros jogos.
Para finalizar, o professor deve pedir aos alunos que se sentem novamente em seus lugares, e espalhar pelas mesas outros jogos matemáticos para as crianças brincarem. São eles:

- Brincadeira dos pratos

Esta brincadeira deve ser feita no pátio da escola. Dividi-se a turma em dois grupos, formando duas filas de alunos. Daí deve-se espalhar pratos descartáveis com adições diversas.
A partir disso inicia-se a brincadeira. O primeiro de cada grupo fica a frente dos pratos. O professor, então, sorteia um número ou adição e o mostra as crianças. A partir do que o professor mostrar, os dois alunos devem procurar entre os pratos dispostos no chão as adições correspondentes.  Deve-se estipular um tempo para essa procura, que pode ser de 1 minuto. Depois conta-se a quantidade de pratos corretos pegos pelos alunos.Exemplo:
O professor mostra o seguinte prato:
 
6

Dentre os que tiverem dispostos no chão, as crianças deverão procurar os que somados representam essa quantidade.

 
2+2+25+14+22+3+14+1+11+2+3


 
1+53+31+1+3+13+1+1+13+2+11+4+1


A quantidade de pratos corretos recolhidos pelas crianças contará pontos à equipe. Por exemplo: se a criança do grupo um pegou 5 e do grupo dois pegou 4. Então o placar vai ficar:
Grupo1
Grupo2
5
4

E assim, por diante, de forma que todas as crianças tenham a oportunidade de participar da brincadeira. Ganha aquele grupo que tiver mais pontos.

- Bingo

O bingo matemático deve ter cartelas com adições e números. O sorteio deve ser feito a partir de outras cartelas dispostas dentro de uma caixa. O professor, então retirará uma eas crianças deverão marcar em sua cartela a adição ou o resultado correspondente. Por exemplo:
Foi sorteado o número 12:
 
12

As crianças devem então procurar em suas cartelas as adições referentes a este número:

6+6
1+1
3+5
5+5
7
8

1+5
5+8
11+1
8+9
3+4
14

Ganha aquele que preencher toda a cartela. Para incentivar a participação dos alunos, o professor pode oferecer alguma premiação.

- Dominó matemático

Avaliação:
Durante a atividade é importante observar se os alunos estão envolvidos e participando da dinâmica, compartilhando seus conhecimentos matemáticos prévios eopiniões. Isso facilita a percepção do professor quanto à bagagem intelectual do aluno para que assim, ele possa intervir e potencializar a sua aprendizagem.

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Portfolio da disciplina Práticas Midiáticas na Educação. Faculdade de Educação - Univerdidade de Brasília, 2/2012.

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